Pesquisas em andamento

1- EMULSIFICANTE BIOLÓGICO:   Vários sistemas utilizados na indústria são emulsões, as quais dependem da utilização de agentes emulsificantes ou surfactantes. Esses compostos possuem composição química de natureza anfifílica e têm a capacidade de reduzir a tensão superficial de uma solução aquosa. há uma tendência no consumo de produtos que representam alternativas sustentáveis, como a utilização de biosurfactantes, os quais são moléculas tensoativas que possuem alta biodegradabilidade e baixa toxicidade. Após diversas atividades de caracterização do poder surfactante e padronização das estratégias de produção e recuperação do agente proteico em escala laboratorial pela equipe da UFV, faz-se necessária a transposição desses conhecimentos para o setor produtivo. Este plano de trabalho, portanto, contempla etapas de escalonamento da produção e recuperação industrial do agente proteico em questão bem como a avaliação de seu potencial surfactante em protótipos de produtos dos setores industriais alvo, 1) cosméticos; 2) defensivos agrícolas; 3) recuperação ambiental.

2- SEPARAÇÃO DE SAIS: A Ecosoluções Juntamente com Nexa-Votorantim está pesquisando um sistema para separação de sulfato de magnésio no rejeito da planta da empresa na cidade de três Marias. O processo consiste na adição de aditivo desenvolvido pela Ecosoluções ao rejeito e a utilização de um sistema que utiliza pressão, calor e filtragem para se obter o sulfato de magnésio na forma de pó e o condensado para reuso. obtém-se assim um sub produto comercializável e água para reuso.

O processo proposto consiste numa nova aplicação/adaptação de um processo já conhecido a um novo problema conseguindo-se assim a geração de um sub-produto comercializável e minimizando os impactos ambientais do processo da planta de Três Marias.

O protótipo para a validação foi construído pelo SENAI de Salvador-BA e atualmente se encontra nas dependências da Ecosoluções onde as pesquisas avançam.

© Copyright 2021 Desenvolvido por Ther Sistemas